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Tutorial do iniciantes plataforma horizontal com gravidade
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Tutorial do iniciantes plataforma horizontal com gravidade
Tutorial do iniciantes plataforma horizontal com gravidade
Bom pessoal ja ensinei em outro tutorial como andar(mover) um objeto na horizontal e na vertical, para quem não viu o tutorial e precisa ver para entender como se movimenta um objeto aqui o link:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ensinarei a faser um movimento na horizontal com pulo e gravidade.
Crie dois objetos, o obj_player e o obj_chao, e coloque uma sprite em cada um(os dois podem ser apenas cubos 32x32 mas aconselho serem de cores diferentes).
No obj_chao só marque ele como solido mais nada!
Vamos dar vida ao obj_player:
No evento step do obj_player coloque o codigo:
- Código:
if place_free(x,y 2){ gravity=1}
else{gravity=0}
if keyboard_check(vk_right) {if place_free(x 5,y){x =5}}
if keyboard_check(vk_left) {if place_free(x-5,y){x-=5}}
if keyboard_check(vk_space) {if not place_free(x,y 2) vspeed=-14}
Expicarei so a parte da gravidade e do pulo, pois ja expliquei o movimento na aula anterior com o link no inicio do tutorial!
if place_free(x,y 2){ gravity=1}
else{gravity=0}
gravity é a variavél que define a nossa gravidade, você é quem define a força da gravidade quanto menor o numero depois da igualdade mais fraca sera a sua gravidade por exemplo se quiser uma gravidade bem fraca pode colocar gravity =.3 .
Para definir a gravidade do player é preciso checar se existe chao abaixo dele ou não .
if place_free(x,y 2){ gravity=1} se estiver livre dois pixels abaixo gravidade = 1(tem gravidade)
else{gravity=0}
se nao (se nao estiver)livre gravidade = 0(não tem gravidade)
Isto significa que o player não vai ter contato com o chao! Ele estará dois pixels acima do chao, pois se ele estivesse em contato com o chao simplesmente ele não iria se mover.
Para pular:
if keyboard_check(vk_space) {if not place_free(x,y 2) vspeed=-14}
se for precionado o botão espaço não (not)estiver livre dois pixels abaixo ele pula.
if not place_free(x,y 2) o not quer dizer não(se não estiver livre dois pixels abaixo)
vspeed=-14 vspeed é a variavel que definé a velocidade vertial(subindo(-) ou descendo( )) -14 indica que o player vai subir 14 pixels.
Agora por fim na no evento colisão do obj_player com o obj_chao coloque o codigo:
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
Agora distribua o obj_chao para servir de base para o obj_player e coloqe um obj_player na room e vera o resultado.
- Dica para montagem da room:
De amarelo o obj_chao e de verde o obj_player.
Bom pessoal conclui mais um tutorial da serie "Tutorial do iniciante(por Gabrielgeh)"
Quero dar os parabens aquem esta seguindo a serie e um muito obrigado pela atenção!
Qualquer duvida ou erro me coontate para esclarecimentos...
Ate o proximo tutorial pessoal...
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