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Tuto Introdução aos argumentos
Gabrielgeh :: Aprendizado :: Tutoriais
Página 1 de 1
Tuto Introdução aos argumentos
Nome: Introdução aos argumentos(Por Gabrielgeh)
Descrição: Darei uma breve descrição de como usar os argumentos.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Usei o Game Maker 8 PRO
Os argumentos são mais usados nos scripts da pasta script.
Por exemplo:
Você quer criar um script de movimento RPG.
Então crie um script na pasta script com o nome de “mover” sem aspas, então coloque os códigos:
Estes argumentos funcionam assim:
No código que citado acima com o nome de “mover” sem as aspas, quando você chamar esse script no objeto é assim:
mover(argument0,argument1) que é
mover(velocidade vertical, velocidade horizontal)
Então você substitui argument0(que no caso é a velocidade vertical) pelo valor que você quer que seja a velocidade vertical do player.
E argument1(que no caso será a velocidade horizontal) pelo valor que você quer que seja a velocidade horizontal do player.
Exemplo:
No step do obj_player você coloca o codigo:
Obs: Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero".
Exemplo:Se você colocar no player o codigo:
Se ficou com preguiça de faser esses dois codigos aqui a engine pronta e explicada com 11kb de tamanho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bom já deixei meu recado pessoal.
Façam bom proveito.
Reportem-me por qualquer erro que existir.
Qualquer duvida é só perguntar.
Descrição: Darei uma breve descrição de como usar os argumentos.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Usei o Game Maker 8 PRO
Os argumentos são mais usados nos scripts da pasta script.
Por exemplo:
Você quer criar um script de movimento RPG.
Então crie um script na pasta script com o nome de “mover” sem aspas, então coloque os códigos:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){y-=argument0}//define a velocidade vertical subindo
if keyboard_check(vk_down){y+=argument0}//define a velocidade vertical descendo
if keyboard_check(vk_left){x-=argument1}//define velocidade horizontal esqueda
if keyboard_check(vk_right){x+=argument1}//define velocidade horizontal direita
Estes argumentos funcionam assim:
No código que citado acima com o nome de “mover” sem as aspas, quando você chamar esse script no objeto é assim:
mover(argument0,argument1) que é
mover(velocidade vertical, velocidade horizontal)
Então você substitui argument0(que no caso é a velocidade vertical) pelo valor que você quer que seja a velocidade vertical do player.
E argument1(que no caso será a velocidade horizontal) pelo valor que você quer que seja a velocidade horizontal do player.
Exemplo:
No step do obj_player você coloca o codigo:
- Código:
mover(5,10) //A velocidade vertical será=5, e a velocidade horizontal será=10.
Obs: Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero".
Exemplo:Se você colocar no player o codigo:
- Código:
mover(5,)
- Código:
mover(5)
Se ficou com preguiça de faser esses dois codigos aqui a engine pronta e explicada com 11kb de tamanho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bom já deixei meu recado pessoal.
Façam bom proveito.
Reportem-me por qualquer erro que existir.
Qualquer duvida é só perguntar.
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